Rosa Vasconcelos, docente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho), foi reeleita, em Washigton DC, nos Estados Unidos, vice-presidente da Sociedade Internacional de Educação (IEEE Education Society) para o mandato de 2025-2027.
Rosa Vasconcelos assume a vice-presidência na área de ‘Membership and Geographic Activities’ e esta eleição marca o reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito da educação para a Engenharia.
Rosa Vasconcelos, Provedora do Estudante da UMinho e presidente da Rede Portuguesa de Provedores, assumiu que o seu objectivo passa por “compreender como os estudantes de engenharia de todos os níveis podem estar melhor preparados para carreiras dinâmicas e gratificantes” e, dessa forma, “ter impacto na forma como o ensino da engenharia evolui para atender às necessidades em constante mudança da força de trabalho e da população estudantil”.
No seu manifesto frisa ainda que pretende “promover a colaboração entre investigadores e educadores, melhorar o desenvolvimento curricular, aumentar a divulgação e o envolvimento e dar corpo a iniciativas de sensibilização e políticas que apoiem a educação nas áreas STEM”.
A IEEE Education Society foi criada em 1957 e assume-se como uma sociedade mundial de profissionais dedicados a assegurar uma educação de alta qualidade em ciência e engenharia e que visa promover a educação nessas áreas através da formação pedagógica e desenvolvimento pessoal de professores, da difusão e colaboração em projectos, do intercâmbio entre pessoas e instituições nacionais e estrangeiras e da análise e resolução de problemas no âmbito da educação em engenharia.
Rosa Maria Vasconcelos foi presidente do Conselho Pedagógico, vice-presidente da EEUM e membro da direcção da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia e é professora associada no Departamento de Engenharia Têxtil (DET) da EEUM desde 2005.
É licenciada em Engenharia Têxtil pela UMinho, onde é docente desde 1984, e doutorada em Engenharia – ramo Tecnologia e Química Têxtil também pela mesma instituição.
Tem liderado vários estudos científicos no âmbito da educação e organização da Engenharia em Portugal e ainda no âmbito da empregabilidade e transição para o mercado de trabalho, da relação entre universidade e escolas de nível secundário e incentivo a nível de ensino superior na área da Engenharia.