Ao contrário do que tem acontecido, este ano as previsões atmosféricas disfarçaram-se de Primavera, se bem que terça-feira, dia de Carnaval, prometam pregar uma partida com alguns chuviscos, coisa pouca para os foliões que não perdem um pretexto para assinalar a data nas ruas das cidades e vila minhotas.
E o que não faltam são pretextos. Aqui ficam alguns deles.
Em Barcelos, por exemplo, o ponto alto das comemorações é o tradicional Cortejo de Carnaval Popular, promovido pelas associações do concelho, que atravessa a Avenida da Liberdade na terça-feira, a partir das 15h00, e culmina com um espectáculo musical pela banda ‘SóPodia’.
Famalicão, que gosta apresentar o seu Entrudo como sendo “o genuíno, espontâneo e verdadeiramente surpreendente”, promete “a noite mais divertida do ano na região norte do país”, de 24 para 25, com desfile do concurso de mascarados e muita música com o Terceira Dimensão.
Na Cidade Berço, na mesma noite, os bares e as discotecas abrem-se aos melhores disfarces. Merche Romero reina como Rainha do Carnaval no desfile carnavalesco da freguesia de Nespereira.
Fafe volta a celebrar o Carnaval com a tradição, recuperada em 2015 da Queima do Pai das Orelheiras, terça-feira, para agrado de miúdos e graúdos que se mostram “sempre muito satisfeitos”, garante da autarquia. Na praça 25 de Abril, acontece ainda a tradicional queima do boneco, de grandes dimensões, momento que conta com a presença e colaboração de várias associações recreativas e culturais do concelho, dança, música e muita animação.
‘Viagens’ é o tema da edição deste ano do Carnaval de Amares, que – salvo a chuva não o permita – vai para a rua esta terça-feira, a partir das 15h30, seguindo o percurso dos últimos anos. Esta é já a 31.ª edição do desfile, que este ano conta com 10 grupos organizados e a participação de centenas de foliões.
Também no Dia de Carnaval, tradicional desfile – que atrai todos os anos centenas de participantes e milhares de espectadores- promete levar boa disposição, música e brincadeiras para dar um colorido ainda mais especial à vila de Prado, em Vila Verde. Os grandes grupos dos lugares da Ramalha e dos Carvalhinhos, vestidos a rigor, com a criatividade e sátira já habitual, reúnem-se por volta das 15h30, na Avenida do Cávado, e seguem depois em ambiente de festa em direcção ao Largo de S. Sebastião.
O grupo Minho de Janeiro, com sede em Braga, assina o Carnaval de Braga com o enredo ‘E o Brasil Descobriu o Minho’. É primeiro Bloco de Carnaval bracarense, e este domingo anima as ruas de cidade.
Terras de Bouro o desfile está marcado para esta segunda-feira a partir das 14h00 da sede do concelho.
ALTO MINHO
Carnaval também não falta no Alto Minho
Em Caminha, o ponto alto é já esta segunda-feira, com o Desfile de Carnaval Noturno – por norma invadido por galegos e as suas comparsas-, que junta no centro histórico da vila milhares de foliões e visitantes.
Nos Arcos de Valdevez, que reclama para si o título de “maior Carnaval do Norte do país”, é na terça-feira que sai à rua o cortejo das associações culturais e desportivas do concelho, com sete carros alegóricos, o que acontece a partir das 15h00. Também este Carnaval conta habitualmente com a participação de centenas de figurados, atraindo todos os anos milhares de pessoas.
Em Viana do Castelo, sob o tema ‘Fantasia e Realidade’, o desfile sai este domingo e percorre as ruas da cidade com sete carros alegóricos.
Ponte da Barca, este domingo e terça-feira, recria o Entrudo tradicional do Lindoso, com o cortejo do Pai Velho.