Simone Faggiolli venceu a Rampa Internacional da Falperra, depois de bater Christian Merli por 2.608s. Sebastien Petip foi terceiro, mas já a 7.660s do piloto do Norma M20 FC. Sétimo da geral e vencedor da prova reservada ao Campeonato Nacional de Montanha, Rui Ramalho venceu pela primeira vez este ano.
O piloto italiano, de 38 anos, pulverizou o antigo recorde em quase em quase um segundo, obtendo nos 5200 metros da subida 01:48.686m, a uma média de 172.23 km/h.
Com esta nova vitória, Faggioli iguala o rei Andres Vilariño e passa a liderar o trono de conquistas na Rampa da Falperra cinco vitórias na Rampa bracarense.
O portuense Rui Ramalho foi sétimo da geral e vencedor da prova reservada ao Campeonato Nacional de Montanha venceu pela primeira vez este ano, obtendo a vitória ao volante do seu Osella PA2000 Evo, perante o entusiasmo de muitos milhares de adeptos que não largaram desde ontem os momentos mais emotivos da prova.
Rui Ramalho obteve o tempo total de 4:03s178, vencendo não só em termos absolutos, mas também na Categoria 1.
“Esta é uma vitória muito saborosa, a minha primeira ao volante deste novo Osella, ainda me estou a adaptar ao carro e esta prova, sendo uma das mais exigentes do campeonato, trouxe alguns problemas que consegui ultrapassar bem”, afirmou no final Rui Ramalho.
“Depois do que aconteceu ontem com a anulação da primeira subida oficial, sabia que não podia errar, mas sabia também que tinha de atacar se queria vencer e na segunda subida pude controlar e fiz só o suficiente para terminar e garantir o triunfo, que me dá agora a liderança do campeonato”, acrescentou Rui Ramalho.
Na segunda posição ficou Paulo Ramalho em Osella PA21S Evo, ficando o vencedor do Grupo CM, João Fonseca (BRC CM05 Evo), com o degrau mais baixo do pódio. Hélder Silva em Juno CN09 foi o quarto classificado.
Depois dos problemas de sábado, que provocaram o final antecipado da primeira subida oficial do Campeonato Nacional de Velocidade Valvoline, a 38.º edição da Rampa Internacional da Falperra terminou este domingo em festa, com um excelente tempo a brindar os milhares que este domingo marcaram presença nesta mítica prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho e com o apoio da Câmara Municipal de Braga.
Com a anulação dos tempos de todas as competições na subida oficial de sábado, restavam aos pilotos as duas subidas a contar de hoje, para definir as diversas classificações.
Azarado na primeira subida, Pedro Salvador foi o mais rápido na segunda subida de prova, mas de nada adiantou, dado ser necessário completar duas subidas oficiais para que pudesse terminar classificado.
Grande dominador da Categoria 2, José Correia foi um justo vencedor com o seu Nissan GT-R GT3, com o piloto da JC Group a finalizar a prova com o tempo total de 4:35s892. Gonçalo Manahu foi segundo com o seu Porsche 997 GT3 Cup na frente de Edgar Reis em carro idêntico.
JG (CP 2015) com FG (CP120)
.