O programa das Festas de S. João de Braga apresentado esta quinta-feira, cujo tema é o folclore e etnografia do Baixo Minho, promete ser “ambicioso”, contando com cerca de 240 horas de programação e envolvendo o esforço de 10 mil pessoas e duas centenas de instituições.
“Queremos ultrapassar o milhão de visitantes nas nossas festas”, afirma Rui Ferreira, o presidente da Associação de Festas, que se realizam entre 14 e 25 de Junho.
Com esse objectivo, as festas contam com um programa vasto, dedicado não só à preservação e perpetuação do seu património e tradições históricas, como o cortejo histórico e a Corrida do Porco Preto (que este ano é evocada através de uma corrida de obstáculos), mas também pela inovação, introdução de novas iniciativas e quatro concertos: Diogo Piçarra, os Azeitonas, os GNR e o cantor popular Augusto Canário (que irá gravar em Braga) são os convidados.
“A preservação das tradições é o princípio orientador da nossa acção desde que assumimos a responsabilidade de organizar aquelas que são as maiores festas do Minho e, este mesmo programa assume as tradições como elemento chave sem esquecer a inovação”, refere.
Para o responsável das sanjoaninas bracarenses, que considera serem “as mais antigas do país”, este “é um programa ambicioso, mas que cumpre todos os propósitos assumidos pela equipa responsável pelas festas aquando da tomada de posse há quatro anos”.
Claro que não faltam as tradições seculares da Dança do Rei David e do Auto do Carro dos Pastores ao “único” festival de cavaquinhos do país, ao encontro de Joões, ao encontro de Gigantones e Cabeçudos, à Parada Folclórica, exibições de rua, cortejos, concertos, entre outros.
“É por termos um programa tão vasto e diversificado que afirmamos que somos a maior festa popular de Portugal”, remata Rui Ferreira.
O programa completo das sanjoaninas bracarenses pode ser consultado no site oficial da associação de festas em www.saojoaobraga.pt.
FG (CP 1200)