Depois de, em 2014, retomar a tradição da Parada Folclórica com dezenas de grupos folclóricos bracarenses, a Associação de Festas de São João de Braga desafia, na edição deste ano, os cidadãos que, de forma individual, desejem juntar-se ao cortejo folclórico que liga a avenida Viriato Nunes à avenida Central.
Com 23 grupos folclóricos já inscritos, a organização das sanjoaninas minhotas pretende incrementar o número de participantes na Parada Folclórica e garantir um maior envolvimento dos bracarenses com as Festas de São João de Braga através da abertura das inscrições individuais para a Parada Folclórica.
Para a tesoureira da Associação de Festas de São João de Braga e responsável pela organização da Parada Folclórica, Manuela Sá Fernandes, a edição de 2016 será um importante marco para a histórica Parada Folclórica. “O convite às pessoas que, de forma individual, querem juntar-se ao enaltecer da ‘alma’ do baixo Minho é um momento com bastante importância para nós. Queremos garantir que todos os aficionados do folclore têm a oportunidade de homenagear as suas tradições”, disse.
A Parada Folclórica está agendada para o segundo domingo do programa das Festas de São João de Braga e destina-se à divulgação e promoção dos trajes do Baixo Minho, em particular, do traje da cidade de Braga.
Como participar
As inscrições para a Parada Folclórica poderão ser feitas através do site oficial da organização sanjoanina (www.saojoaobraga.pt) até ao próximo dia 12 de Junho, estando, todavia, sujeitas a aprovação por parte da organização.
Envergar um traje do Baixo Minho de acordo com as regras disponíveis no site oficial das Festas de S. João de Braga – traje de Capotilha, traje da Encosta, traje da Ribeira, traje de Sequeira, traje de Valdeste, traje de trabalho e traje masculino. No momento da inscrição deve ser submetida uma fotografia com o traje.