O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, foi este domingo declarado Património Mundial pela UNESCO. Junta-se, desta forma, aos 15 outros locais classificados como Património Mundial em Portugal. O presidente da Câmara de Braga salientou que a distinção vem “também uma grande responsabilidade e orgulho”.
Para a Confraria, a votação do Comité do Património Mundial, reunido desde 30 de Junho na 43.ª sessão anual, “é o culminar de 20 anos de trabalho” executado através de um programa de qualificação e valorização do património, assim como um reconhecimento da “qualidade, autenticidade e a monumentalidade sem precedentes do monte sagrado”.
A Confraria do Bom Jesus do Monte afirma ainda que este é “o começar de um novo momento” para o Santuário, assumindo o compromisso de “implementar uma gestão de longo prazo e uma visitação qualificada e partilhar com os outros bens as suas competências em matéria de conservação do património”.
Em Braga, no Santuário, nas igrejas e capelanias, os sinos soaram ao meio-dia como forma de comemoração.
RICARDO RIO “ORGULHOSO”
O presidente da Câmara de Braga salientou que a distinção vem “também uma grande responsabilidade e orgulho”. “Isto é um momento de felicidade, de orgulho para a cidade e para toda a equipa que trabalhou para que esta classificação fosse possível, mas também coloca sobre a cidade uma grande responsabilidade que é a de tudo fazer para que o local continue à altura desta distinção”, afirma Ricardo Rio.
Em comunicado, o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, considera que a elevação do Santuário do Bom Jesus, em Braga, a Património Mundial da UNESCO, “é uma distinção mais do que merecida”.
“O Bom Jesus é um dos maiores baluartes, em termos de património religioso, da nossa região e a sua elevação a Património Mundial constituirá certamente um impulso para a dinamização do turismo religioso no destino Porto e Norte”, afirma no texto o responsável.
Luís Pedro Martins realça ainda “o empenho” nesta candidatura da Arquidiocese de Braga, da Confraria do Bom Jesus, bem como do município bracarense: “Um grande trabalho de equipa coroado hoje [domingo] com esta distinção”.
A TPNP refere que o Santuário do Bom Jesus “é um dos monumentos do Norte do país mais visitados, recebendo cerca de 1,2 milhões de visitantes por ano, números que poderão aumentar consideravelmente com a distinção agora recebida”.
Carlos Machado Silva (CP 3022