Esta sexta-feira, a partir das 21h30 a procissão de velas em honra de São Bento une-se em “comunhão” com Nossa Senhora de Fátima, que vive a peregrinação internacional de Agosto.
São milhares os peregrinos que até ao próximo domingo são esperados no Santuário de São Bento da Porta Aberta, o segundo mais visitado de Portugal, depois de Fátima, para homenagear o padroeiro da Europa.
O principal dia de romagem é este sábado e a Eucaristia solene em honra de São Bento vai ser presidida por D. Francisco Senra, bispo auxiliar de Braga, às 11h30. Do programa religioso do dia consta ainda a “majestosa procissão”, com “numerosos peregrinos e forasteiros movidos pela fé”, que assistem a um cortejo composto por vários andores decorados com flores naturais, com a representação de vários quadros bíblicos recriados por cerca de cem figurantes e a figuração de doze monges negros e um abade.
Melhor da alma minhota
Em comunicado enviado à Agência Ecclesia, o mesário da Irmandade de São Bento da Porta Aberta refere que em Agosto “o povo está presente” no santuário em Rio Caldo, Terras de Bouro, onde “muitos milhares”, de dia e de noite, “rezam, cantam e dançam sem fadiga, mesmo quando percorreram muitos quilómetros a pé, rezando com todo o corpo”.
Carlos Aguiar Gomes Aberta contextualiza que o terreiro do santuário dedicado a São Bento mostra o “melhor da identidade minhota”, mais concretamente andores que “convidam à devoção de santos, concertinas, desfile de tradições e memórias do povo, fogo-de-artifício do melhor” que se fabrica em Portugal.
O mesário da Irmandade de São Bento da Porta sublinha também que a festa dedicada ao monge padroeiro da Europa “é a alma multissecular” do país e faz parte da “memória coletiva”: “Vem de muito longe e vive como se só agora tivesse sido criada. A portugalidade, de que nos orgulhamos, vive-se e perpetua-se aqui.”
Para o mesário da Irmandade de São Bento da Porta Aberta a “grande romaria” de Agosto ao santuário na Diocese de Braga é “Património Imaterial da Humanidade”.
FG (CP 1200) com agência Ecclesia