As ruas de Khan Younis, na Faixa de Gaza, são uma verdadeira lixeira a céu aberto, com pilhas de resíduos e entulho a acumularem-se por todo o lado.
Desde que se iniciou a ofensiva de Israel contra Gaza, os danos causados nos sistemas de esgotos, e equipamentos de recolha e tratamento de resíduos, bem como de limpeza, na região já totalizam perto de 200 milhões de euros, segundo indica a CNN.
A agravar a crise humanitária, a situação aumenta o risco de propagação de doenças, numa altura em que a OMS já alertou para a multiplicação dos casos de sarna na região.
Ainda, os resíduos e lixo estão a causar fugas de líquido que está a contaminar o reservatório de água subterrâneo que abastece a cidade. A população queixa-se que, para além de não ter comida, agora há a ameaça real de deixar de ter água potável.
A acrescentar a este cenário de horror os habitantes queixam-se também de exames de insectos que pragam a cidade, devido ao acumular de lixo nas ruas.
MAIS 44 MORTOS
A Defesa Civil da Faixa de Gaza, controlada pelas autoridades locais do Hamas, anunciou esta terça-feira a morte de 44 pessoas em três ataques aéreos israelitas no centro, sul e norte do pequeno enclave palestiniano, incluindo um contra uma escola.
Os ataques registaram-se perto de uma estação de serviço em Al-Mawasi, oeste de Khan Yunis (sul), numa escola gerida pela agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) no campo de refugiados de Nusseirat (centro), e perto de uma rotunda em Beit Lahia (norte).
Também num comunicado, o Exército israelita indicou ter atacado “terroristas que utilizavam uma escola da UNRWA na região de Nusseirat” e um “comandante de companhia” da Jihad islâmica “no oeste de Khan Yunis”.
Com Executive Digest
Segundo estimativas das Nações Unidas, centenas de milhares de deslocados permanecem sem local seguro devido à intensificação das operações militares israelitas, pessoas que são forçadas a deslocarem-se “por diversas vezes” para diferentes zonas do enclave desde o início do actual conflito, que começou em Outubro passado.