O Cabido da Catedral apresentou, esta semana, as intervenções feitas em vários azulejos, os quais “constituem uma das mais importantes manifestações artísticas do património barroco da Sé de Braga”.
O organismo da Arquidiocese adiantou que “estes painéis de azulejo, datados de 1712 e atribuídos a António de Oliveira Bernardes, documentam a vida de S. Geraldo, Arcebispo de Braga, na passagem do século XI para o século XII”.
A apresentação pública dos trabalhos de conservação e restauro de espólio azulejar da Sé de Braga, realizados na Capela de S. Geraldo e na Capela Baptismal, ocorreu na véspera do Dia de S. Geraldo. Na sessão, foi dado a conhecer com mais pormenor o estado em que se encontravam os painéis, bem como algumas das técnicas de restauro utilizadas e foram prestados esclarecimentos sobre a intervenção nesta área patrimonial.
Inserida na operação ‘Rota das Catedrais a Norte’, cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020 e Fundo de Desenvolvimento Regional, esta intervenção resulta de uma iniciativa conjunta do Cabido da Sé de Braga e da Direcção Regional de Cultura do Norte.
Luís Moreira (CP 8078)