O Norte foi a região escolhida para a tournée em Portugal do Coro da Catedral de St. Bavo, de Haarlem, na Holanda, e a primeira apresentação do grupo será feita em Braga, na Sé Catedral, com a sua participação na Eucaristia este domingo às 11,30 horas.
Na Sé de Braga, o grupo coral entoará de excertos da missa ‘O Soberana Luz’, de Filipe de Magalhães (1571-1652), compositor de música polifónica sacra, contemporâneo do rei D. Filipe II, à qual dedica a obra ‘Missarum Liber’, que compila, entre outros trabalhos, a missa ‘O Soberana Luz’. Para além do compositor português, o Coro de St. Bavo recorda os trabalhos do austríaco Anton Bruckner, com ‘Ave Maria’, e do norueguês Edvard Grieg, com ‘Ave Maris stella’, publicada no final do séc. XIX.
Apresentando-se, ainda, na Póvoa de Varzim, Porto e Viana do Castelo, nos dias 16, 17 e 18 de Outubro, o Coro regressa a 19 de Outubro a Braga, terminando a digressão com um concerto na Basílica do Bom Jesus do Monte, às 21,30 horas.
Depois de uma quinzena dedicada ao Canto Coral, no início de Julho, a Sé de Braga tem o prazer de acolher a digressão do Coro liderado pelo maestro Fonz Ziekman e acompanhado no órgão por Albert-Jan Roelofs.
Ambos os concertos têm entrada gratuita.
Luís Moreira (CP 8078)