“As autarquias têm um papel muito relevante na vertente da inclusão, porque estão mais próximas das pessoas e são as primeiras a ter de encontrar soluções e a servir de ponte entre os cidadãos e o poder central”, afirmou Ana Sofia Antunes na visita que efectuou esta quinta-feira a Braga.
No encontro que manteve com a secretária de Estado da Inclusão, Ricardo Rio, sublinhou a relevância atribuída à área da inclusão por parte do governo e a disponibilidade manifestada pela secretária de Estado para estar no terreno, junto das comunidades, a conhecer mais aprofundadamente a realidade do sector.
“O município de Braga tem procurado ser cada vez mais inclusivo na relação com os cidadãos e associações. É de destacar o papel essencial das estruturas associativas para garantir soluções para esta franja da população”, afirmou o presidente da Câmara de Braga, salientando as melhorias verificadas no concelho “ no apoio ao desporto adaptado, na promoção da acessibilidade em termos de circulação no centro e no apoio a projectos das IPSS`s na área da deficiência”.
Por seu turno, Ana Sofia Antunes afirmou que este contacto tem por objectivo principal realizar um trabalho mais directo com a população com deficiência, suas famílias, organizações, técnicos, e todos os que estão envolvidos nesta área.