O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, defendeu esta quinta-feira uma investigação ao contrato de aluguer do comboio do serviço ‘Celta’, entre Porto e Vigo, e considerou “excessivo” o pagamento de cinco milhões de euros ao ano pela composição.
“Acho que o preço que Portugal está a pagar pelo material é excessivo”, afirmou à Lusa Xoan Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, um organismo que agrega 38 municípios galegos e portugueses, nomeadamente Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Famalicão e Vila Real.
O ‘Celta’ é um serviço ferroviário explorado conjuntamente pela portuguesa CP e pela operadora espanhola Renfe desde 2013, com comboios que a CP alugou a Espanha logo em 2010 por cerca de cinco milhões de euros por ano.
Na entrevista, o também secretário-geral da RIET (Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças), considera que há “reflexões a fazer”, nomeadamente sobre um comboio “de 30 anos, a circular por um traçado de 1878”.
“Estamos a falar de algo que nós consideramos sucata (…) um comboio que em Espanha já quase não se utiliza e agora foi alugado a Portugal num contrato de cinco milhões de euros por ano [num total de 30 milhões pagos até agora] que eu acho que deveria ser investigado”, destacou.
Quanto ao percurso, Xoan Mao defende que “tem que haver um traçado novo” do lado espanhol e que sejam construídos os “30 quilómetros novos entre Vigo a fronteira” portuguesa que “estavam previstos” pelo governo anterior.
“A bola agora está no lado espanhol e nós estamos agora a dirigir todos os trabalhos ao governo espanhol para conseguir o compromisso desses 30 quilómetros novos”, disse.
Nova ponte sobre o rio Minho
Do lado português, e com os compromissos assumidos pelo ministro das Infraestruturas quanto à modernização e electrificação da Linha do Minho, diz Xoan Mao que “os objectivos estão cumpridos” e que agora “falta a parte espanhola”.
“Espanha oferece electrificação de oito quilómetros dos 30 que há entre Valença, Tui e Vigo. E nós dizemos: ‘não serve’”, acrescentou o responsável para quem esta será uma solução a médio prazo.
Para Xoan Mao, “quando as condições económicas o possibilitarem” será necessário pensar em novas soluções para a ligação entre Porto e Vigo, nomeadamente uma ligação a Braga e uma nova ponte sobre o rio Minho.
O ‘Celta’ iniciou a sua exploração comercial em Julho de 2013, assegurando uma ligação rápida entre Vigo e Porto, com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.
Com bilhete único com o preço de 14,75 euros, esta ligação veio permitir percorrer os 175 quilómetros que separam as cidades em duas horas e 15 minutos, quando anteriormente a ligação demorava mais de três horas.
FG (CP 1200) com Porto Canal