São de Braga e do Grande Porto as mulheres detidas esta quarta-feira pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no âmbito da operação ‘Zebra’ que desmantelou uma rede que se dedicava a promover casamentos de conveniência.
A operação resultou na detenção de quatro mulheres, com idades entre os 20 e 30 anos, que aceitaram casar com estrangeiros a troco de dinheiro. De acordo com o SEF, estas ‘noives de conveniência” viviam com grandes dificuldades económicas. “Mulheres com especiais carências económicas eram aliás o alvo preferencial da organização que as recrutava em bairros do Grande Porto e da cidade de Braga, locais que foram palco desta acção policial”, revela o SEF.
Foram igualmente detidos quatro homens suspeitos de crimes de casamento de conveniência e de auxílio à imigração ilegal.
A rede agora desmantelada, com ligações internacionais, dedicava-se a promover casamentos de conveniência entre noivas que recrutava em Portugal e cidadãos nacionais de países terceiros que conseguiam assim ludibriar as autoridades entrando e permanecendo em solo europeu de forma aparentemente legal.
Na operação, que envolveu 68 inspectores do SEF de todo o país, foram ainda apreendidos bilhetes de avião, passaportes e transferências internacionais de dinheiro, considerados como “prova documental dos crimes praticados pelos agora arguidos”.