Depois de uma descida média de cinco cêntimos por litro na última semana, o preço dos combustíveis regressou às subidas já a partir desta segunda-feira.
À MultiNews, fonte do sector adianta que a “evolução das cotações em euros aponta para uma subida do preço do gasóleo e da gasolina em até 3 cêntimos por litro” nas principais petrolíferas nacionais.
Os preços dos postos junto aos hipermercados, também seguem as tendências de mercado.
“A tendência da próxima semana será para uma descida de 0,0239 euros na gasolina e uma queda de 0,0253 euros no gasóleo”, adianta outra fonte.
Os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa actualmente 1,644 euros enquanto o do gasóleo vale 1,480 euros.
As cotações podem, no entanto, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em nono lugar entre os países com a gasolina mais cara dos países da UE, cinco cêntimos acima da média europeia e 17 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 10.ª posição.
A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 70 cêntimos, ou seja, seria mais barata do que os 75 cêntimos cobrados em Espanha.