Arranca em Braga esta segunda-feira a Semana da Democracia, uma iniciativa promovida pelo movimento de Cidadania Contra a Indiferença, cujo programa inclui debates, vídeos online, além de encontros de candidatos dos partidos aderentes com o eleitor.
O programa foi estendido até dia 15, para, segundo o promotor, o antigo jornalista Paulo Sousa “incluir o conjunto de iniciativas organizadas pela sociedade civil que desejam participar na Campanha”.
Conforme, o PressMinho noticiou oportunamente, o objectivo do movimento, nascido em Braga, é ‘crescer’ para todo o país, tendo o Cidadania Contra a Indiferença sido já apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao presidente da Assembleia da República e grupos parlamentares.
Não obstante o programa delineado, este pode ser alterado, eventualmente, devido a imponderáveis de última hora ou das condições climatéricas adversas, nomeadamente no Dia Aberto, previsto para o dia 11, dia em que os partidos políticos e as suas candidatas e os candidatos vão abrir as suas sedes e estabelecer bancadas no centro da cidade para o diálogo com os eleitores.
Dia 6 de Setembro-Segunda-feira
Livraria Centésima Página
Abertura da exposição de livros sobre a temática ‘O Dia Seguinte-47 anos de Democracia’, na Livraria Centésima Página, em Braga.
Dia 7 de Setembro-Terça-feira
A Associação Juvenil JovemCoop- Jovem Cooperante-Natureza e Cultura lança um vídeo nas redes sociais com a palavra dada a vários associados num apelo à participação cívica da Juventude com um apelo ao voto.
Dia 8 de Setembro-Quarta-feira
Depois da campanha lançada no comércio, A Associação empresarial de Braga reforça o seu apelo aos associados e aos cidadãos, com a publicação de uma mensagem em vídeo do seu Presidente, Domingos Macedo Barbosa.
Dia 9 de Setembro- Quinta-feira
18h30 – Museu Nogueira da Silva, em Braga
Apresentação do livro ‘Poder Local ou Democracia Local’, da autoria do professor catedrático jubilado da Universidade do Minho, António Cândido Oliveira. A obra é publicada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
“A democracia local é muito mais do que a eleição periódica de câmaras municipais ou juntas de freguesia. É também muito mais do que a expressão da vontade das maiorias. Em vésperas de eleições autárquicas, como funciona, afinal, o poder local?”
Dia 10 de Setembro
Cerca de uma centena de empresários das grandes empresas do Minho e associados da Associação Empresarial do Minho, lançam uma campanha junto dos colaboradores através de
Dia 10 de Setembro- Sexta-feira
18h00 – (em local a designar)
A ASPA- Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural, organiza um debate sobre Cidadania e Património.
Dia 11 de Setembro- Dia Aberto
Diálogo dos eleitores com candidatos nas sedes dos partidos e na rua
As candidatas e os candidatos de diferentes partidos vão estar disponíveis nas sedes e no centro da cidade com bancadas para um contacto directo com os cidadãos.
PS– Sede do partido na Avenida Imaculada Conceição- entre as 17 e as 19 horas
Livre– Junto dos jardins da Avenida Central, entre as 14.30 e as 18.30 horas
PSD– Sede do partido no Largo-a-Senhora-a-Branca, entre as 17 e as 19 horas
CDS– Sede do partido- no Largo Barão S. Martinho, entre as 11 e as 13 horas
Aliança– Entre a Brasileira e o início da rua do Souto, entre as 10 e as 19 horas
PPM- Largo S. Francisco entre as 10 e as 12 horas
Iniciativa Liberal- Frente ao Café Astória, entre as 10 e as 18 horas
PAN– Junto daas escadas de acesso à praça da república, entre as 10-30 e as 13 e entre as 15 e as 19 horas
Chega– sede de Campanha entre as 10 e as 13 horas e entre as 15.30 e as
18.30 horas
Dia 14 de Setembro
Os jornais Correio do Minho, Diário do Minho e o grupo Alive, Comunicação e Meios (site PressMinho, O Vilaverdense e O Amarense &Caderno Terras de Bouro) lançam campanha a favor do voto nas páginas dedicadas à respectiva cobertura da campanha eleitoral.
No Correio do Minho o mote é ‘Dia 26 vote. O seu voto é importante. Diga não à Abstenção’ e no Diário do Minho ‘Diga Não à Abstenção. Dia 26. Vote’.
Dia 16 de Setembro
O fotojornalista Alfredo Cunha está na Livraria Centésima Página, em Braga, para apresentar a sua visão sobre o percurso da Democracia em Portugal.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)