Valorizar as actividades e tradições agrícolas, etnográficas e artesanais do concelho é o propósito da ‘Semana do Mundo Rural’ que, de 14 a 17 de Setembro leva ao Campo da Vinha, em Braga, um programa diversificado e representativo do sector.
Realizado em parceria com a Associação de Artesãos do Minho, o certame já vai na sua quarta edição e nele estão representadas diversas tradições como a desfolhada, a vindima e a confecção do pão à moda antiga mas também uma feira com produtos típicos, gourmet, biológicos e ambientalmente sustentáveis.
Nesta edição também não falta a gastronomia própria da região onde o público tem a oportunidade de saborear os típicos pratos minhotos, ao som da música tradicional.
No espaço da feira estarão expostos produtos regionais, legumes, sectores industriais e institucionais ligados à agricultura, exploração e defesa da floresta. A tempo inteiro há um espaço dedicado à Quinta Pedagógica de Braga com a presença de animais e passeios de charrete pela cidade.
CORTEJO ETNOGRÁFICO
No domingo, dia 17 de Setembro, tem lugar um dos momentos mais altos de todo o evento com a realização do Cortejo Etnográfico com a presença de 37 freguesias e união de freguesias, que foram desafiadas a apresentar a suas tradições e cultura.
“Esta é uma forma de der a conhecer aos bracarenses e aos seus visitantes os costumes, as crenças e as tradições de cada comunidade, que são transmitidas de geração em geração e que permitem a continuidade de determinada cultura e tradição”, afirma a organização em comunicado.