Entre os próximos dias 7 a 11, Braga assinala a ‘Semana Solidariedade Ucrânia’ com um conjunto de actividades culturais e económicas que visam aproximar a comunidade ucraniana da sociedade bracarense.
As iniciativas, que decorrem sobretudo no Museu D. Diogo de Sousa, pretende juntar e ligar vários sectores de actividade, demonstrando as grandes oportunidades existentes na relação com esta comunidade do leste da Europa.
“Pela forma como se integraram e como partilham objectivos e desafios, a vinda da comunidade ucraniana revelou-se uma mais-valia para a sociedade portuguesa e, particularmente, para a sociedade bracarense”, referiu Firmino Marques, vice-presidente da Câmara l de Braga, durante a apresentação da iniciativa que decorreu esta quarta-feira.
O evento arranca a 7 com a inauguração de uma exposição de artistas ucranianos, pelas 10 horas, no Museu D. Diogo de Sousa, seguindo-se a assinatura de um acordo de colaboração entre o município e a cidade ucraniana de Ivano-Frankivsk, no salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 12 horas. Este é um dos momentos mais importantes desta iniciativa e conta com as presenças do embaixador da Ucrânia em Portugal e do presidente da Câmara de Ivano-Frankivsk.
No mesmo dia, os assuntos económicos estão em destaque com a realização do Fórum de Negócios Luso-Ucraniano.
No dia 8, tem lugar uma homenagem às vítimas da guerra na Ucrânia, junto do monumento ‘Nebesna Sotnya’, no Parque de S. João da Ponte, pelas 14h30. Também nesse dia, o Museu D. Diogo de Sousa acolhe uma Feira de Artesanato e, no dia 9, o destaque vai para os workshops com as escolas de Braga sobre a Ucrânia e sua cultura.
A ‘Semana Solidariedade Ucrânia’ termina a 11, com um concerto luso-ucraniano, no Museu D. Diogo de Sousa, que junta artistas dos dois países.
Este será “um momento marcante e importante no relacionamento entre a Cidade e a comunidade ucraniana”, referiu Firmino Marques, lembrando que esta comunidade tem “uma forte representação no concelho” e que esta iniciativa vem “solidificar as relações bilaterais entre Portugal e Ucrânia e dar um grande impulso nas relações com a sociedade bracarense”.
A apresentação da ‘Semana Solidariedade Ucrânia’ contou com a presença do cônsul da Ucrânia no Porto, Koval Anatolii, Vasyl Bundzyak presidente do Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, e Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias Maximinos Sé e Cividade, localidade que acolhe uma escola ucraniana onde ensinam a cultura e língua nativa.