O salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Verde foi, esta terça-feira, palco do seminário ‘Emprego e Deficiência: desafios da actualidade’, uma actividade inserida na comemoração da Semana da Pessoa com Deficiência.
“Estas iniciativas só nos engrandecem”, referiu Júlia Fernandes, vereadora da Educação e da Acção Social, em relação ao seminário. “Temos muito a ganhar com estes exemplos, que nos ensinam com a sua força de vontade”, acrescentou, referindo-se às pessoas com necessidades especiais.
A sessão contou com comunicações de diferentes especialistas e técnicos envolvidos na área da empregabilidade de pessoas portadoras de deficiência, bem como testemunhos vivos de pessoas com necessidades especiais, que relataram as suas experiências enquanto colaboradores de diferentes instituições.
“As pessoas com deficiência são o nosso centro de trabalho e por isso, o nosso compromisso é com a qualidade”, afirmou Olga Figueiredo, Directora do Centro Educação e Formação Profissional Integrada. “É importante relembrarmos que, apesar de especiais, estas pessoas têm capacidades e precisam ser motivadas”, acrescentou.
“O seminário foi uma oportunidade para a reflexão sobre a integração profissional das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Não obstante os testemunhos que espelham o sucesso de integração sócioprofissional de pessoas com deficiência, concluísse que existem, ainda, desafios na diferença e ao nível da empregabilidade que têm ser superados”, menciona o CLDS-3G Vila Verde, responsável pela iniciativa, em parceria com a Rede Social de Vila Verde, a APPACDM de Braga- CAO de Vila Verde e o Município de Vila Verde.