A Igreja da Senhora-a-Branca amanhã, domingo, pelas 16 horas, a primeira edição da ‘Canção Bracarense’, evento destinado a recuperar as mais belas músicas dos cancioneiros da nossa região, bem como perpetuar a nossa memória colectiva, evidenciando o “tempo de antigamente” e a contemporaneidade.
Esta iniciativa promete uma viagem pelos cancioneiros bracarenses onde serão interpretados vários temas, desde o S. Martinho ao São João, passando pelos cantares de Natal e da Quaresma.
Organizada pelo Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM), a ‘Canção Bracarense’ conta com a colaboração do Grupo de Cantares do Este, do Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros, do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio e da Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé” e com o apoio da Junta de Freguesia de S. Victor.
A Igreja da Senhora-a-Branca é o local escolhido para acolher esta iniciativa, dado que, em tempos remotos, ali era recolhido o produto da ceifa agrícola, um tributo que os lavradores faziam aos clérigos residentes.