O Circuito – Serviço Educativo de Braga Media Arts celebra este ano cinco anos de “envolvimento da comunidade através da experimentação e participação em vários processos criativos”, com mais de 25 actividades para crianças, adultos e escolas.
De acordo com o Circuito, num comunicado enviado à Lusa, a “festa de anos” acontece nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, no gnration, mas as celebrações do 5.º aniversário prosseguem depois até Dezembro.
Nos dias 6 e 7 de Setembro, é apresentada a performance “3x3x3”, da ODE – Orquestra de Dispositivos Electrónicos, “projecto que proporciona a músicos e não músicos de Braga um local de encontro e partilha em torno da exploração sonora”, sob direcção do músico Rui Souza.
A apresentação final da ODE deste ano acontece em 2 de Novembro, também no gnration, “e funciona como despedida do grupo que tem explorado, desde Fevereiro, as potencialidades dos dispositivos electrónicos”.
Voltando à “festa de anos” do Circuito, nos dias 7 e 8 de Setembro, a Escola dos Labirintos, um projecto da OSSO Colectivo, “apresenta um conjunto de peças de tipologia oficina-instalação-performance, pensadas por artistas de áreas diversas”.
Nesta edição, encomendada pelo Circuito, “esta actividade convoca as crianças a serem co-criadoras de novas formas de transformar e ocupar o espaço”.
Entre os dias 6 e 8 de Setembro, haverá também visitas guiadas às exposições que estiverem patentes no gnration.
O Circuito – Serviço Educativo da Braga Media Arts existe desde 2019 e, desde então, “encurta distâncias entre a arte, a tecnologia e a comunidade, naquele que é o plano de acção de Braga Cidade Criativa da UNESCO no domínio das media arts”.
A celebração do 5.º aniversário “de envolvimento da comunidade através da experimentação e participação em vários processos criativos”, estende-se para lá da “festa de anos” e inclui mais de 25 actividades (“para toda a comunidade – crianças, adultos, escolas e pessoas com necessidade específicas”) até Dezembro.
Nos dias 18 e 19 de Outubro, a bailarina e coreógrafa Marta Cerqueira e o pianista e compositor Simão Costa apresentam “#3Movediço”, espectáculo no qual “convidam à reflexão sobre a relação entre humanos e outros seres do universo, sejam animais, vegetais ou minerais, questionando quem se move ou é movido”.
Marta Cerqueira e Simão Costa apresentam ainda no dia 18 de Outubro a oficina para crianças “Partikulas Ridikulas”, “que gira em torno de um objecto cenográfico onde se verá o som e se sentirá a sua forma”.
Os dois artistas participam ainda no “BMA lab: Dança de Materiais Inertes – Relações entre música, dança e espaço”, no âmbito do Circuito Avançado.
A “sessão prático-reflexiva que explora estratégias coreográficas alternativas, como a criação de algoritmos ou regras de interacção entre performers” está marcada para 19 de Outubro.
Ainda no âmbito do Circuito Avançado, “momentos de fruição entre público e artistas”, o compositor, investigador e criador de sintetizadores Matthias Puech irá conduzir a masterclass “BMA lab: Inventar música, compor instrumentos”, em 9 de Novembro, na qual “propõe analisar como a estética musical e o design se influenciam mutuamente no contexto da música experimental e electroacústica”.
Em 30 de Novembro, o músico, compositor e produtor Lee Ranaldo, em parceria com a fotógrafa e artista multimédia Leah Singer, lidera a ‘masterclass’ “BMA lab: Considering the Shadow”. Na ‘masterclass’, os artistas “conduzirão o público por uma jornada inspirada na obra da artista plástica portuguesa Lourdes de Castro”.
O Clube de Inverno regressa entre 03 e 05 de dezembro, sob orientação de Lairie e Ana Mariz, “num espaço de exploração e improviso com músicos e artistas visuais que se inscrevam na ‘open call’ através de circuito@bragamediaarts.com”.
A apresentação do resultado destas sessões de exploração será feita no dia 6 de Dezembro, inserida na programação do OCUPA – perspectiva sobre música electrónica e arte digital.
A programação das celebrações dos cinco anos do Circuito – Serviço Educativo de Braga Media Arts inclui ainda actividades do Mini Circuito, dirigido a crianças e famílias, e do Circuito Escolar, pensado para as comunidades escolares.
Braga é Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Media Arts – “uma rede de 350 cidades espalhadas pelo mundo que colocam a criatividade no centro do seu desenvolvimento social, cultural e económico” – desde 2017.