O Dia das Bandeiras Verdes de 2019 foi assinalado, esta sexta-feira, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, na sessão Galardão Eco-Escolas, onde foram galardoadas com bandeiras verdes todas as escolas do país distinguidas.
A vereadora da Educação do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, subiu ao palco para receber o certificado de participação de sete escolas do concelho no Programa Eco-Escolas.
Os estabelecimentos de ensino distinguidos foram a Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva, a Escola Básica de Ribeira do Neiva, a Escola Secundária de Vila Verde, a Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, a Escola Básica de Vila Verde, a Escola Profissional Amar Terra Verde e a Escola básica de sobral Cervães.
Ainda relativamente ao concelho de Vila Verde, a Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva foi galardoada pela participação no projecto ‘Roupas Usadas, Não estão Acabadas em 2019’ e a Escola Profissional Amar Terra Verde pelo projecto ‘Alimentação Saudável e Sustentável 2019’ e pelo ‘Desafio UHU 2019’.
Em comunicado enviado, Júlia Fernandes sublinha que “todas as escolas do concelho que foram distinguidas com bandeiras verdes estão verdadeiramente de parabéns. O objectivo é que, nos próximos anos, se consiga ter muito mais eco-escolas. Este é um dos projectos mais importantes e a participação dos jovens no programa é fundamental”.
GALARDÃO ECO-ESCOLAS
A atribuição do galardão Eco-Escolas resulta da avaliação da qualidade de implementação da metodologia internacional descrita em sete passos e visa reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, em colaboração com o município, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
No total, 1.574 estabelecimentos de ensino foram reconhecidos com o galardão da Bandeira Verde.