Braga acolheu esta quarta-feira, o SIM Circuit, um evento que juntou startups e incubadoras financiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. A acção, realizada no Altice Forum Braga, mostrou as boas práticas de aplicação dos vouchers para startups e vales para incubadoras e aceleradoras.
Além de divulgar as boas práticas de aplicação destes instrumentos, o evento, que decorreu no Altice Forum Braga, serviu para apresentar a investidores privados os projectos que tiveram sucesso na captação deste importante investimento público, potenciando-se a virtuosa ligação entre investimento público e privado.
Na sessão de encerramento, o presidente do município e da InvestBraga, Ricardo Rio, adiantou que a autarquia “está fortemente comprometida em criar condições para que as startups possam desenvolver os seus projectos no concelho”.
“Temos neste momento em fase final o projecto do ‘Innovation Hub´, em parceria com o SC Braga. Este é um projecto pioneiro em Portugal cujo grande objectivo passa por oferecer ambientes de incubação e desenvolvimento capazes de acolher projectos de inovação no âmbito das ‘sportstech’, e, já no próximo mês de Maio, retomamos o projecto School of CEO’s, em parceria com a UMinho”, salientou o autarca.
Com dez anos de actividade, Ricardo Rio deu conta que o ecossistema de Braga é uma comunidade com mais de 200 startups, que criaram mais de dois mil postos de trabalho e levantaram mais de 435 milhões de euros de investimento. “Por tudo isto, acreditamos na vitalidade deste ecossistema e estamos comprometidos com o seu reforço para continuar a construir este caminho com todos os parceiros e empreendedores”, concluiu.
Criada como hub de inovação tecnológica da InvestBraga, a Startup Braga dedica-se a apoiar projectos de elevado potencial empreendedor a atingir mercados internacionais e a criar os seus modelos de negócio.
Focados em prestar o melhor apoio possível às startups da comunidade, a Startup Braga trabalha com projectos nas áreas da nanotecnologia, tecnologias para a saúde, economia digital, biotecnologia e sustentabilidade.