Identificar problemas de relacionamento entre os cidadãos e o Estado é o principal objectivo da ‘Volta Nacional Simplex’ que, até Março, irá percorrer as capitais de distrito do país. Esta quarta-feira o edifício GNRation, em Braga, foi palco de mais uma sessão que contou com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.
O Simplex é um programa de simplificação administrativa e legislativa que assinala em Março 10 anos de existência e que lançou medidas como o Cartão do Cidadão. Segundo Graça Fonseca, com estes encontros é possível “identificar junto dos cidadãos e dos empresários os principais problemas que enfrentam no seu relacionamento com o Estado para, em Maio, termos um Simplex com medidas de simplificação ajustadas aos problemas apontados”.
Este diálogo “servirá de base para o governo apresentar as medidas Simplex 2016, de modo a que estas possam ter um impacto real na vida dos cidadãos, empresas e associações”, referiu Graça Fonseca, sublinhando que os problemas apontados em Braga “são transversais ao resto do país”.
A existência de muitos portais para cumprimento das obrigações para com o Estado, e a multiplicação do pedido de documentos têm sido as questões mais colocadas nestes encontros.
Esta auscultação aos cidadãos, de forma a corresponder às suas necessidades, é vista “com bons olhos” pelo presidente da Câmara de Braga. “Estamos todos convergentes no esforço de tornar a administração central e a local cada vez mais célere, eficiente e próxima dos cidadãos”, referiu Ricardo Rio.
Segundo o autarca, a modernização do aparelho do Estado ainda está “muito aquém” do que seria desejável. No entanto, existem medidas que contribuem para que a modernização do sistema administrativo seja uma realidade.
“A nível municipal estamos a dar o nosso contributo com a criação do Balcão Único e dos Espaços Cidadão que facilitam o acesso aos serviços e o novo portal municipal será, também, um excelente meio de interface entre a autarquia e os cidadãos”, afirmou Ricardo Rio.
No final deste encontro, Ricardo Rio acompanhou a secretária de Estado numa visita à StartUp Braga e às instalações do Balcão Único, onde a governante ficou a conhecer o funcionamento dos serviços de atendimento ao público da autarquia.