A PSP elevou para sete o número de vítimas na sequência de uma “altercação entre dois grupos”, ao início da tarde deste domingo na Rua do Benformoso, em Lisboa, tendo três sido conduzidas ao hospital.
Das vítimas, três foram assistidas no local e conduzidas ao Hospital de São José, e quatro “deslocaram-se por meios próprios” para a sede da 1.ª divisão da PSP, onde receberam assistência via INEM, indicou a polícia, em declarações aos jornalistas.
Questionado sobre os motivos de desordem, o subintendente Iúri Rodrigues disse, citado pela TSF, que, até ao momento, não foi possível apurar e apontou a barreira linguística como um obstáculo.
A polícia vai comunicar a ocorrência ao Ministério Público e reforçou o policiamento “no local da ocorrência e nas imediações”.
Uma operação policial ocorrida a 19 de Dezembro na Rua do Benformoso gerou polémica, após terem sido divulgadas as imagens de dezenas de imigrantes encostados às paredes dos prédios, para serem revistados.
A operação policial resultou na detenção de duas pessoas e já teve como consequência a abertura de um inquérito por parte da Inspecção-Geral da Administração Interna e uma queixa à provedora de Justiça, subscrita por cerca de 700 cidadãos, entre eles deputados do PS, Bloco de Esquerda e Livre.
Milhares de pessoas participaram este sábado numa manifestação contra o racismo e xenofobia, denominada ‘Não nos encostem à parede’, em protesto contra a actuação da polícia nesta zona do Martim Moniz.