O ex-vereador da Câmara de Braga Hugo Pires, que foi o cabeça-de-lista do PS nas eleições autárquicas de 2021, tendo depois saído para as funções de secretário de Estado do Ambiente, está a avaliar a possibilidade de avançar com uma candidatura independente ao município bracarense.
A possibilidade foi confirmada pelo próprio, em declarações à Rádio Universitária do Minho (RUM), dando conta de que tem recebido “muitas mensagens de incentivo para avançar”. Essa é, por isso, uma possibilidade que Hugo Pires está a avaliar.
O antigo vereador socialista durante a presidência de Mesquita Machado foi o cabeça-de-lista do PS à Câmara de Braga nas últimas eleições autárquicas, realizadas em Setembro de 2021, ganhas pela coligação ‘Juntos por Braga’ (PSD/CDS-PP/PPM/Aliança), liderada por Ricardo Rio.
Hugo Pires assumiu o cargo de vereador da oposição, sem pelouros, até Janeiro de 2023, quando foi nomeado secretário de Estado do Ambiente.
Para as eleições autárquicas de 2025, era um dos nomes inicialmente apontados como favoritos a encabeçar a lista do PS, juntamente com o vereador Artur Feio e com o líder da concelhia e deputado, Pedro Sousa.