A Braga 25 apresenta nas cidades do Quadrilátero Urbano (Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães), entre o próximo dia 29 e 1 de Fevereiro, o Square – Mapping the Atlantic, um festival que pretende promover a criação musical independente e a sua internacionalização.
Cabe ao Skanderani, um quinteto de Pontevedra, Galiza, abrir o festival, em Guimarães, pelas 16h00, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães.
Programa em www.squarefestival.pt
O programa de concertos cruza as cenas locais, com bandas como Unsafe Space Garden e Quadra, artistas nacionais e internacionais, por exemplo, Asmaa Hamzaoui & Bnat Timbouktou, do Mali, ou Julián Mayorga, da Colômbia.
Square propõe, além de um programa orientado para o público geral, um outro para profissionais, com a presença, entre outros, Djô da Silva, director artístico do Kriol Jazz Festival (Cabo Verde), ou Laura Diaz, vocalista da banda brasileira Teto Preto.
O Square conecta e celebra o talento que vive e trabalha nas margens. Focando na ligação entre os continentes banhados pelo Atlântico (África, Américas e Europa), o festival celebra a diversidade ao criar um espaço de networking para talentos emergentes e novas tendências musicais que surgem desses territórios.
O Square conecta bandas, profissionais e públicos através de um modelo de programação que inclui uma convenção, um ciclo de showcases e propostas de clubbing, ligando quem promove a quem assiste, quem cria a quem programa, quem pensa a quem implementa.