Com o intuito de assinalar o 2.º aniversário da Startup Braga, o gnration recebeu a sessão ‘Talks and Awards’, uma iniciativa inserida na Semana da Economia que contou com a presença de empreendedores de sucesso, como Ricardo Costa, da empresa Loqr e representante da internacional UpHold, e Ana Pimentel, jornalista económica do Observador.
Criada em Maio de 2014, a Startup Braga é um hub de inovação desenhado para apoiar startups e empreendedores na criação e no desenvolvimento de projectos com elevado potencial de crescimento e internacionalização, disponibilizando para o efeito programas de aceleração e incubação com ambição internacional.
Na ocasião, Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, salientou que, nestes dois anos, já passaram pela Startup Braga 250 empreendedores de 72 empresas que, no total, receberam aproximadamente 7,5 milhões de euros de investimento, tendo 25 dessas empresas criado ligações com programas internacionais.
“A própria Startup Braga é uma startup. Estamos constantemente a experimentar e a afinar a nossa abordagem quando consideramos necessário. Para já, conseguimos algo de muito significativo e com resultados bem palpáveis, sendo esses resultados a nossa métrica de sucesso”, disse, garantindo que é “inequívoco” que existem em Braga boas ideias e empresas com enorme potencial de crescimento.
O presidente da Agência de Desenvolvimento Económico realçou que a Startup Braga, que começou com uma parceria com a Microsoft Ventures, tem tido sucesso no desenvolvimento de dezenas de outras alianças e parcerias com entidades financeiras e de gestão, bem como com instituições como a FLAD, a UMinho ou o INL.
“Pretendemos, desta forma, encontrar vantagens competitivas na região para pôr ao serviço do país e do mundo”, disse, adiantando ainda que a Startup Braga está a reforçar a equipa na área da nanotecnologia e medical technologies.
Demo Day
Por fim, Carlos Oliveira garantiu que é essencial desenvolver o ecossistema de empreendedorismo, adequando-o às necessidades futuras. “É criando esta dinâmica que incentivamos o surgimento das grandes empresas do futuro, que criam emprego e aumentam as exportações”, concluiu.
Dia 31 de Maio realiza-se mais um Demo Day, onde as startups do programa de aceleração demonstram o trabalho dos últimos 5 meses e mostrar que estão preparadas para a próxima fase de evolução.