Num vídeo no YouTube publicado esta quarta-feira, o músico invisual Stevie Wonder fez duras críticas ao actual Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: “é mau quando tenho uma visão melhor que a tua em 2020”.
Stevie Wonder incentivou os cidadãos norte-americanos a votarem nas eleições presidenciais que se aproximam.
“Para aqueles que dizem que se preocupam, mexam-se mais que a vossa boca. Mexam os vossos pés em direcção às urnas e usem as vossas mãos para votarem. O futuro está nas vossas mãos. Temos o poder de votar e podemos mudar”.
No vídeo de mais de cinco minutos, intitulado ‘The Universe Is Watching Us’ [“o universo está a observar-nos”], Stevie Wonder condena a insensibilidade de Donald Trump, sem nunca mencionar o seu nome: “tenho ouvido a pessoa que está no maior cargo desta nação a dizer que ‘há boas pessoas dois dois lados’. Isso soa-me a descomprometimento. Tenho uma grande relação com os negros: protestantes pacíficos a quem chamam ‘rufias’, imigrantes a quem chamam ‘violadores’. E daquele sítio onde a civilização nasceu, África, ouvi este comandante supremo chamar-lhe de s-h-i-t hole . Uau. Um dia vai arrepender-se”.
Stevie Wonder, o homem que cantou para que o dia de aniversário de Martin Luther King se tornasse um feriado no êxito de 1980 ‘Happy Birthday’, lamentou que o dia 19 de Junho, o Juneteenth, que celebra a abolição da escravatura nos Estados Unidos, ainda não seja festejado em três estados norte-americanos: Dakota do Norte, Dakota do Sul e o arquipélago do Havai.
“Como podemos celebrar a liberdade se ainda temos que lutar por ela?”.
Outro crítico de Donald Trump tem sido Bruce Springsteen, que voltou a lançar farpas ao político republicano em entrevista ao Atlantic.
“Acredito que o actual Presidente é uma ameaça à nossa democracia. Simplesmente, complica qualquer reforma. Não sei se a nossa democracia aguenta mais quatro anos sob a sua custódia. Há ameaças existenciais à nossa democracia e ao estilo de vida americano”.
Apesar de tudo, o rocker mostra algum optimismo em várias áreas, como a vacina para o novo coronavírus ou a maior harmonia inter-racial constatada pelo movimento Black Lives Matter.
Vídeo em https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=GQGulht7PB8&feature=emb_title
Redacção com Rádio Comercial