A construção de uma subestação eléctrica no Parque Empresarial de Lanheses, Viana do Castelo, e respectivas redes de alta e média tensão, um investimento de 2,4 milhões de euros, já arrancou
Em comunicado, a empresa E-REDES acrescenta, esta segunda-feira, que aquelas infra-estruturas eléctricas permitem abastecer cerca de 3,9 mil clientes residenciais e 25 clientes empresariais.
A construção da nova subestação de Lanheses, que integrará o sistema eléctrico nacional, deverá estar concluída no final de 2022.
“Neste momento, realiza-se a preparação da plataforma da subestação e as betonagens das sapatas do edifício de comando”, refere a empresa.
A nova subestação tem uma potência instalada inicial de 20 MVA.
A obra inclui também a construção da rede de alta tensão, que alimentará a subestação, e toda a nova rede de média tensão, que interliga com à já existente.
“Estas novas infra-estruturas fazem parte da política de investimento e manutenção na rede eléctrica, por parte da empresa, tendo como eixos principais a melhoria no abastecimento de energia eléctrica e o aumento da resiliência da rede, situando-se a subestação, neste caso particular, no Parque Empresarial de Lanheses e assumindo assim um papel fulcral na garantia do abastecimento e da qualidade de energia às diversas empresas aí localizadas”, sublinha a E-REDES.
A E-REDES é a empresa do Grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia eléctrica em Portugal Continental, em baixa, média e alta tensão.