Além dos 32 idosos, dos 35 utentes residentes do Centro Social da Irmandade de São Torcato, em Guimarães, que testaram positivo ao covid-19, nove funcionários da instituição também contraíram o novo vírus.
Ao todo há, assim, conhecimento de 41 infectados neste foco de covid-19. Dos utentes infectados, dois encontram-se internados no hospital da cidade.
Em declarações à RTP, a direcção do centro garantiu que foram tomadas todas as medidas de isolamento necessárias para travar a propagação do novo coronavírus. O lar encontra-se em estreita colaboração com a autoridade de saúde regional, Segurança Social, Protecção Civil e com a Câmara Municipal de Guimarães, adiantou ainda a direcção.
O primeiro caso foi confirmado na passada sexta-feira, sendo que, durante o fim-de-semana, todos os utentes e funcionários foram testados.
Suspeita-se que a contracção do vírus tenha acontecido quando um dos idosos foi realizar um tratamento fora do lar. Haverá uma segunda fase de testes, tanto para as pessoas que deram positivo como negativo na instituição, marcada para daqui a sete dias.