De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de quinta-feira Portugal continental vai ser afectado pela passagem de uma frente fria que vai levar à descida das temperaturas entre 3 a 7 graus Celsius até ao início da semana.
Segundo o IPMA, para desta quinta-feira está prevista chuva fraca nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela, queda de neve acima dos 1.400 metros para o final do dia na Serra da Estrela, serra de Montesinho e Montalegre e uma intensificação do vento nas terras altas.
Na sexta-feira, ainda está prevista precipitação no extremo norte do território, que pode ser de neve acima dos 800 metros até ao final da manhã.
A partir de sábado não está prevista nem precipitação, nem queda de neve, mas algum “desconforto térmico”, devido às baixas temperaturas previstas.
As temperaturas máximas em Braga, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro variam no fim-de-semana entre os 13 e os 11 graus, com as mínimas a rondar os 0 graus, estando previsto para o sábado em Amares um mínima de -1 grau Celsius.
De acordo com o IPMA, esta situação em Portugal continental não tem a ver com a situação que se vive na Europa que tem estado a ser afetada por uma vaga de frio, que já causou pelo menos 60 mortes.
FG (CP 1200)