A tempestade Gloria já causou a morte de duas pessoas, na região de Valência, no Sul de Espanha. Os fortes nevões, agravaram-se durante a madrugada desta segunda-feira, levando a que 20 mil pessoas ficassem sem energia eléctrica e ao encerramento das escolas em cerca de 120 localidades.
Os dois mortos já registados na sequência do temporal foram uma mulher em situação de sem-abrigo, de 54 anos, que estava a dormir ao relento, no município de Gandia, e um homem que foi atropelado enquanto estava a colocar as correntes de neve no seu carro, num porto das Astúrias.
De acordo com o jornal espanhol El País, foram também cortadas cerca de uma dezena de estradas e encerrados os portos de Valência e Gandia. Há ainda registo de constrangimentos na circulação de comboios e de voos suspensos no aeroporto de Alicante.
Além da neve, o sul de Espanha está a ser afectado por rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora. Nas ilhas Baleares, as ondas bateram um recorde, alcançando os oito metros de altura.
O transporte aéreo também foi afectado pelo mau tempo e cerca de 22 mil passageiros de 179 aviões foram afectados pelo cancelamento ou desvio dos seus voos, como resultado do encerramento do aeroporto de Alicante-Elche (Comunidade Valenciana), o quinto maior do país em termos de passageiros.