O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou esta sexta-feira à TSF que a depressão, a que os espanhóis chamam ‘gota fria’, está a mover-se e pode começar a afectar o país a partir da tarde de sábado, provocando chuvas fortes e trovoadas até segunda-feira.
“Esta depressão nos níveis médios e altos, à qual os espanhóis atribuem a designação ‘gota fria’, irá mover-se um pouco para a região de Portugal. Irá começar a afectar Portugal a partir da tarde de amanhã [sábado] e pelo domingo e segunda-feira”, refere Ângela Lourenço, em declarações à TSF.
“A tendência será para que, em Portugal continental, a situação de trovoada também ocorra, essencialmente a partir da tarde de amanhã [sábado], bem como precipitação”, acrescenta a responsável do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
O fenómeno acontece quando uma frente fria de ar polar avança sobre a Europa e choca com o ar quente e húmido do mar Mediterrâneo, causando fortes tempestades. Foi o que aconteceu na cidade Ontinyent em Valência, onde nas últimas 24 horas caíram 297 litros por metro quadrado.
Redacção com TSF, SIC e RTP