Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a semana de 21 a 27 de Outubro, as temperaturas continuarão relativamente elevadas e haverá uma “diminuição significativa da precipitação”, graças a um anticiclone localizado na Europa Ocidental e Central.
“A próxima semana trará alteração significativa no estado do tempo no território de Portugal Continental”, assegurou o organismo, num comunicado divulgado na sexta-feira.
É que, de acordo com o IPMA, “haverá uma redução muito significativa da quantidade de precipitação, relativamente à semana anterior”, ainda que se mantenham “valores relativamente elevados da temperatura”.
Assim, a passagem de superfícies frontais frias no dia 21 e nos dias 24 e 25 de trarão “alguma precipitação”, particularmente “nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”.
No caso da temperatura máxima, concretamente, os valores estarão entre os 20°C a 25°C, podendo chegar até aos 28ºC na região Sul.
A mesma nota indicou que Portugal Continental sentirá “a influência preponderante de um centro de altas pressões (anticiclone) localizado na Europa Ocidental e Central”, que dará lugar a “céu pouco nublado ou limpo e vento de nordeste, soprando temporariamente moderado nas regiões do Norte e Centro”.
O cenário será semelhante na Madeira, onde as temperaturas máximas oscilarão entre os 26ºC e os 23ºC.
Já nos Açores, também se espera chuva pelo menos a 24 e 25 de Outubro, com máximas entre os 19 e os 25ºC.