Boa notícia para quem prefere tempo quente em pleno Outono, má notícia para a produção agrícola e pecuária: as temperaturas máximas vão continuar altas e a chuva afastada do continente durante o resto da semana.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as máximas em todo o Minho oscilam entre os 27 graus de quarta-feira e os 32 graus de domingo.
Na quarta-feira, estão previstos 27 graus para Braga, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro. Barcelos e Esposende ficam-se pelos 25 e 22 graus, respectivamente.
Para a quinta-feira, a máxima sobe cerca de 2 graus, à excepção de Esposende com a máxima a chegar aos 26.
Na sexta-feira, a máxima em Amares e Terras de Bouro é de 30 graus, e Vila Verde chega aos 31.
Para sábado, o IPMA prevê nova subida da temperatura máxima, com Vila Verde a atingir os 32 e Braga e Amares os 31 graus.
No do domingo, a máxima volta a subir. Braga, Amares e Vila Verde chegam aos 32 graus, Barcelos e Terras de Bouro aos 31. Para Esposende a previsão aponta para os 27 graus.
As temperaturas mínimas rondam os 7 graus de quarta-feira e os 13 de domingo.
Recorde-se que o mês de Setembro foi o mais seco dos últimos 87 anos, mas a situação começa a ser preocupante, uma vez que a seca que se faz sentir tem vindo a agravar-se significativamente devido à falta de chuva em Portugal Continental.
Fernando Gualtieri (CP 1200)