A Câmara de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, em reunião de Executivo municipal, abertura de concurso público internacional para a construção Novo Mercado Municipal – Edifício e Envolvente.
O concurso para a obra do futuro mercado, que ocupará o espaço do antigo Edifício Jardim, vulgarmente conhecido por prédio Coutinho (demolido em 2022), tem um valor de cerca de 13,4 milhões de euros, mais IVA, com prazo de execução de 720 dias.
O futuro mercado terá dois pisos e contemplará 28 lojas, 56 bancas de venda no interior e espaço exterior destinado a produtores locais, além de um parque estacionamento com 94 lugares com ligação em túnel a um outro parque existente nas imediações.
“Acreditamos que agora sim, o projecto seja suficientemente apelativo para as empresas concorrerem”, disse o presidente da Câmara, Luís Nobre. A proposta foi aprovada com as abstenções dos vereadores do PSD, Independente e do CDS. E votos favoráveis da maioria PS e CDU (1).
TERCEIRA VERSÃO
Esta é a terceira versão do concurso. Após revisão do projecto de execução, que elevou o custo da obra em cerca de 700 mil euros, passando o valor base para os tais 13,4 milhões de euros.
A proposta anterior caiu porque o único candidato ter apresentado uma proposta superior a 12,6 milhões, o valor base do concurso. Posteriormente, a autarquia do socialista Luís Nobre elaborou uma proposta para um segundo procedimento, mas recuou.
O projecto do novo mercado está estruturado em duas grandes intervenções, o edifício propriamente dito, cuja localização é sobre a implantação do desconstruído Edifício Jardim / Prédio Coutinho; e a reabilitação do espaço envolvente exterior ao novo Mercado Municipal de Viana do Castelo, um projecto complementar à execução do edifício do mercado e que tem como objectivo requalificar e revitalizar o tecido urbano, atrair e fixar população para o centro histórico, atrair e dinamizar o tecido económico do centro histórico, contribuir para a preservação e valorização do património construído, reforçar a atracção turística e a oferta cultural dos serviços.