Vila Verde vai acolher a primeira feira nacional de pequenos frutos no próximo fim-de-semana, dias 13, 14 e 15 de Agosto, na Praça de Santo António. Um certame que vai juntar de mais de três dezenas de expositores à etnografia vilaverdense com a realização festivais folclóricos, espectáculos musicais e showcooking´s.
“Vila Verde é terceiro concelho do Norte do país com mais jovens agricultores, com mais investimento na produção, transformação e comercialização dos pequenos frutos”, revelou o presidente da Câmara, esta manhã, na apresentação da feira. Foram mais de 100 jovens agricultores a instalaram-se em Vila Verde dos quais 70 em pequenos frutos, ocupando já uma área de 90 hectares.
Motivos suficientes para se avançar com uma acção que promova e divulgue os pequenos frutos e seus derivados. “Já se produzem, bebidas, compotas, geleias, cocktails, vinagres e há novas ideias a caminho” acrescentou, ainda, António Vilela.
No entanto, a feira vai mudar de data no próximo ano: “em conversa com os produtores percebemos que é nos meados do mês de Julho que há mais quantidade e diversidade de frutos e por isso, no próximo ano, a feira vai realizar-se por essa altura, abrindo a Rota das Colheitas”.
O autarca, para finalizar, salientou “a aposta da agricultura como uma das estratégias fundamentais para o executivo municipal na criação de emprego e na fixação de jovens” apontando a isenção de taxas para a instalação de produção agrícola e a cedência de escolas antigas para a criação de unidades de transformação dos produtos.
Mota Alves da ATAHCA espera que “no novo quadro 20/20 o Concelho mantenha o dinamismo revelado no Proder”, aproveitando para apresentar algumas candidaturas actualmente em curso para os agricultores.
“Em 2018 prevê-se que o concelho produção mil toneladas de pequenos produtos provocando um rendimento de 3,1 milhões de euros”. A baga do Sabugeiro, usado na indústria dos cosméticos, foi a sugestão deixada pelo presidente da ATAHCA para quem queira se iniciar nestas andanças.
Condado do mirtilo
Se já existe a Capital do Mirtilo, Vila Verde tem condições para se transformar no ‘Condado do Mirtilo’. Uma ideia defendida por Mota Alves e justificada pela qualidade do produto. “Ainda, recentemente, a produção saída de Vila Verde foi considerada a melhor do país”, revelou o presidente da ATHACA.
Animação
Os três dias da Feira, 13, 14 e 15 de Agosto vão ter um programa de animação. A feira abre às 11h00 com a presença do Grupo de Concertinas de Godinhaços. Depois, às 15h00 há jogos tradicionais dinamizados pelos escuteiros de Barbudo. A partir das 17h00 actuam os ‘Amigos da Paródia de Parada de Gatim’. A noite é preenchida com o XLIII Festival Internacional de Folclore dedicado ao Emigrante.
P.A.P. (CP 9420)