Um grupo de 14 crianças dos jardins-de-infância do Gerês, de Rio Caldo e de Moimenta, nascidas em 2013, participaram na segunda avaliação oftalmológica de despiste da Ambliopia, no Hospital de Braga, no âmbito do Projecto Pimpolho. Em Novembro, já tinham sido avaliadas nove crianças, dos jardins-de-Infância de Chorense, Carvalheira, Moimenta, Souto e Valdosende.
“A Câmara Municipal considera esta iniciativa muito importante na prevenção da saúde das crianças e na melhoria da sua qualidade de vida, uma vez que, detectada atempadamente, a Ambliopia é tratável, sendo o tratamento menos eficaz depois desta faixa etária”, explica a autarquia, em comunicado.
Neste sentido, a Câmara Municipal “está empenhada na continuidade do Projecto Pimpolho, encontrando-se já a colaborar com o Hospital de Braga na organização das consultas para o ano de 2018, em que serão destinatários as crianças nascidas no ano 2014”.
“A Câmara Municipal pretende expressar o seu agradecimento ao Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro e aos Centros Sociais de Souto e de Valdosende pela adesão, compromisso e empenho na implementação do Projecto Pimpolho no concelho, pois, com o envolvimento de todas as entidades, foi possível concretizar uma iniciativa que contribui para a realização dos direitos das crianças na área da saúde”, destaca o município.