A Associação de Freguesias do Vale do Homem (AFVH) emitiu este sábado um comunicado onde se mostra “totalmente contra a construção de uma nova ETAR” em Souto, Terras de Bouro. E garante que irá “lutar até as últimas consequências contra a construção de uma ETAR pela empresa Águas do Norte junto ao curso de água que une todo o seu território”.
Em nota enviada à nossa redacção, a AFVH mostra-se “surpreendida pelas últimas notícias vinculadas na comunicação social, que deram conta não só da intenção das Águas do Norte em construir uma ETAR junto ao Rio Homem, como inexplicavelmente o estado adiantado do processo”.
E acrescenta que “estranha ainda o facto dos municípios de Vila Verde, Terras de Bouro e Amares só agora terem tido conhecimento desta alteração de um projecto de extrema importância para o desenvolvimento dos territórios do Vale do Homem”.
FILIPE SILVA NA ‘LINHA DE FOGO’
Na mesma, estranham “o silêncio de um administrador vilaverdense que desempenha funções no conselho de administração das Águas do Norte e que defende o aproveitamento das zonas ribeirinhas onde desagua o Rio Homem também deixa a AFVH perplexo”. Referem-se a Filipe Silva, actual vogal da empresa Águas do Norte e presidente de junta de Soutelo.
“A associação não entende como é possível que este administrador nunca ter dirigido uma única palavra aos seus amigos autarcas sobre esta temática, de forma a que estes pudessem defender previamente as suas freguesias e populações”, remata.
RAZÕES
Na óptica da AFVH, “esta decisão unânime” de refutar a construção da ETAR do Vale do Homem tem várias razões. “Para além do forte estigma social e visual que uma infraestrutura deste tipo causaria na região, que nos últimos anos tem vindo a fazer uma forte aposta na reabilitação das suas zonas de lazer ribeirinhas, a AFVH tem fortes motivos para não confiar na profecia das Águas do Norte que apregoam uma excelente depuração da nova ETAR. A AFVH sabe que várias são as vezes durante o ano, que os interceptores em alta ou estações elevatórias obstruídos da inteira responsabilidade das Águas do Norte, fazem descargas directas para os cursos de água. Este como todos os equipamentos de topo de gama não são infalíveis”.
AFVH
Criada há praticamente uma década, para “defesa do Vale do Rio Homem”, a AFVH agrega representantes de 7 freguesias e Uniões do concelho de Vila Verde, a saber, Valdreu, UF de Valbom S. Pedro, Passô e Valbom S. Martinho, UF de Oriz Sta Marinha e Oriz S. Miguel, Ponte S. Vicente, Coucieiro, Lanhas e Sabariz.
Carlos Machado Silva (CP 3022)