A fixação dos jovens, através da disponibilização de lotes de terreno para a construção de habitação própria, e a criação de uma “oficina móvel municipal” para prestar auxílio gratuito em pequenas reparações ou obras de melhoramento no domicílio de munícipes com idade igual ou superior a 65 anos, em situação de comprovada carência económica, são dois dos pontos em destaque no programa eleitoral do candidato socialista à Câmara de Terras de Bouro, o actual vice da autarquia, Luís Teixeira.
No documento agora revelado, o candidato não descura a âncora de afirmação e desenvolvimento do concelho, o turismo. Para tal, revela que apresentará uma candidatura “para o reconhecimento internacional e integração de Terras de Bouro na rede das ‘Slow Cities’, a rede de cidades e vilas onde se cultiva o conceito ‘Viver Bem’”.
Poucas horas depois de Manuel Tibo ter apresentado oficialmente a candidatura e os candidatos do PSD às autárquicas de 01 de Outubro, Luís Teixeira revela as linhas gerais do seu programa eleitoral. “Não somos adeptos de ruturas violentas com o passado e reconhecemos o que foi feito de bom nos últimos anos, pelo que as medidas tomadas e os projetos em curso se manterão até haver a certeza que é outra a vontade do povo”, realça na introdução ao extenso documento de compromissos eleitorais.
Construir um complexo de piscinas exteriores, que permita para além da fruição lúdica, a aprendizagem e a prática da natação, assim como construir o percurso pedonal Rio Caldo – Gerês (7 km), são outras duas linhas de actuação que apresenta.
De entre os mais de 150 pontos que quer se compromete a cumprir, de diferentes áreas de actuação (turismo, rede viária, protecção civil, comércio e indústria, património, ambiente, desporto e tempos livres, educação, urbanismo e habitação, saúde e acção social), Teixeira garante que vai «solucionar os problemas de estacionamento que ocorrem sobretudo nas freguesias de Rio Caldo e Vilar da Veiga, durante o Verão. E vai mais longe ao assumir o compromisso de “disponibilizar gratuitamente, ao longo dos próximo anos, os livros escolares a todos os alunos do 2.º ciclo”.
O candidato socialista a Terras de Bouro revela ainda a intenção de “implementar tarifas especiais na fatura da água, saneamento e tratamento de resíduos, quer para famílias carenciadas, quer para famílias numerosas”. Assume ainda que vai “incentivar a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados no concelho, permitindo mais uma resposta de saúde, geradora de um número significativo de postos de trabalho”.
De resto, garante que vai “criar duas Unidades Incubadoras de Empresas, no Vale do Homem e no Vale do Cávado, onde serão disponibilizados meios físicos (ex. gabinetes de incubação e salas de reuniões) e apoio ao nível de consultadoria e formação que permita aos empreendedores desenvolverem as suas ideias de negócio e testarem a sua viabilidade num mercado altamente competitivo”.
E vai “promover a realização de sorteios entre as pessoas que adquiram produtos no comércio tradicional local, sendo o custo dos prémios suportado pelo município», assim como “reivindicar, junto do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, o espaço do Banco do Ramalho, transformando-o num lugar de lazer, em homenagem a Ramalho de Ortigão e Miguel Torga”.
Na área social, aquela onde se mostra ‘mais arrojado’, assume que vai”«ceder gratuitamente um telemóvel a seniores e pessoas com deficiência que residam no concelho em situação de isolamento e carência económica, permitindo o rápido auxílio em situações de ameaça à integridade física e psicológica. O município assumirá o pagamento de uma mensalidade com limite máximo a definir”. Neste domínio, vai mais longe: “ofereceremos kits de primeiros socorros e kits com medidores de tensão arterial, de glicose e de saturação de oxigénio, para os idosos que necessitem de controlar esses níveis e que vivam em comprovada carência económica, de acordo com critérios a definir”.
Sublinha que o documento agora apresentado é “renovador, aberto a todas as críticas e sugestões e que está em permanente construção no diálogo com os terrabourenses”.
PROGRAMA COMPLETO:
Consulte em https://luisteixeira2017.pt/programa/
CMS (CP 3022)