O presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, apelou esta sexta-feira à intervenção do Governo no sentido de resolver problemas relativos à segurança nos miradouros e cascatas, ao abastecimento de água, à rede de saneamento básico e ao Plano de Ordenamento da Albufeira da Caniçada.
O autarca terrabourense falava na sessão de apresentação dos novos investimentos e reforço de meios humanos no PNPG, no Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, na Vila do Gerês, cerimónia que contou com a presença do ministro do Ambiente e Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes..
Manuel Tibo começou por lembrar a “falta de segurança nos miradouros e cascatas”, onde considera “urgente intervir”, o que poderá acontecer ao abrigo de um protocolo assinado esta sexta-feira no âmbito do ‘Projecto de Melhoria das condições de visitação nos cinco Municípios do Parque Nacional da Peneda-Gerês’.
Além disso, destacou, Terras de Bouro tem “grandes dificuldades no abastecimento de água”. “Temos dois rios, mas continua a faltar água nas nossas casas e não temos segurança na rede”, explicou.
O autarca abordou ainda a problemática da falta de saneamento básico, com a existência de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) “obsoletas” e “derrames para os rios”.
“É necessário também um olhar urgente para a revisão do Plano de Ordenamento da Albufeira da Caniçada. É importante reflectir sobre as problemáticas e o que todos podemos fazer pela melhoria do Parque Nacional da Peneda-Gerês”, frisou.
Ricardo Reis Costa (CP 6811-A)