Terras de Bouro vai criar a primeira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) numa parceria entre a Câmara Municipal, os Bombeiros Voluntários e a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Em reunião de executivo foi aprovada, por unanimidade, a disponibilidade para o município receber uma equipa desta natureza constituída por cinco homens que irão desenvolver um conjunto de actividades na área da protecção civil.
O processo de aceitação por parte da autarquia tem que estar finalizado a 20 de Março, seguindo-se depois toda a parte operacional de instalação da EIP.
Esta nova equipa vai participar em dispositivos operacionais, socorro rodoviário, apoio à realização de queimadas e de fogo controlado, levantamento de pontos de água, levantamento e reconhecimento de zonas de risco, verificação da rede de incêndios, frequência em acções de formação, participação em acções de sensibilização e informação pública e participação em exercícios e simulacros.
Segundo o presidente da Câmara, Manuel Tibo, “a criação desta equipa é, sem dúvida, uma mais-valia para o concelho, aumentando o socorro de proximidade. Este era um anseio antigo do Concelho que, agora, dá os primeiros passos para a sua realização”.
Os membros que irão compor esta EIP têm que ter idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos, ser bombeiro de 3.ª no Quadro Activo e terão que se submeter a uma formação própria que inclui conhecimentos práticos e teóricos e testes físicos.
P.A.P. (CP 9420)