O presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, espera que passem cerca de 10 mil pessoas pela 17.ª edição da Feira-Mostra ‘São Martinho nas Terras do Gerês’, que decorre entre sexta e segunda-feira, na vila de Terras de Bouro.
A realização de um Concurso de Mel, na Praça do Município, na tarde de sábado, é a novidade deste ano. “Teremos um fim-de-semana rico, com a presença das nossas gentes e a promoção dos nossos produtos locais”, explicou o autarca, esta quarta-feira, na sessão de apresentação da iniciativa.
Para Manuel Tibo, este evento é “uma mais-valia” na estratégia de promoção do concelho, desempenhando um papel “fundamental” na atracção de visitantes e no “encontro de gerações”.
O autarca terrabourense acrescentou que a Feira-Mostra receberá mais de 50 expositores e integrará ainda um programa de animação, “ajustado” à realidade financeira da autarquia.
O primeiro concurso de mel é, na perspectiva de Tibo, «o arranque de uma actividade que se poderá tornar uma “referência regional” e até ganhar dimensão nacional para promover o mel do Gerês e outros produtos que lhe estão associados.
A Feira-Mostra São Martinho nas Terras do Gerês tem organização conjunta da Câmara de Terras de Bouro e da ATAHCA, cujo presidente, José da Mota Alves, se mostrou “sempre disponível para colaborar em iniciativas que ajudem ao desenvolvimento dos territórios”.
ATAHCA PEDE INTERVENÇÃO DO GOVERNO NA DEFESA DA CASTANHA
Na conferência de imprensa de apresentação do certame, Mota Alves defendeu que o Ministério da Agricultura deve “assumir as suas responsabilidades” no apoio aos produtores para combater a praga da ‘vespa da galha’, que tem afectado a produção de castanha em toda a região do Minho.
“Há soutos com redução de 80% em relação a anos anteriores, o que é muito preocupante e coloca em causa aquilo que poderia ser um produto de excepção, até numa lógica de transformação”, explicou.
Segundo Mota Alves, as acções de combate à praga custam na ordem dos 250 euros e permitem actuar em áreas reduzidas, pelo que é necessário «ter a ajuda» do Ministério da Agricultura.
PROGRAMA
A 17.ª edição da Feira-Mostra São Martinho nas Terras do Gerês tem a abertura oficial marcada para a próxima sexta-feira às 15h00. Nesse primeiro dia, haverá um magusto infantil pelo Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, durante a tarde. À noite, pelas 21h30, na Praça do Município, actua o grupo Roconorte.
No sábado, pelas 15h30, terá lugar a primeira edição do Concurso de Mel das Terras do Gerês, seguido do Magusto de São Martinho.
O dia termina com o festival folclórico, que contará as actuações dos Ranchos Folclóricos da Balança, Valdreu (Vila Verde), S.Vicente do Bico (Amares) e Santa Marinha de Prozelo (Arcos de Valdevez).
No domingo, às 14h30, realizar-se-á a corrida de cavalos e logo depois a desfolhada, actividade dinamizada pelo Rancho Folclórico de Paradela- Valdosende. O dia 12 de Novembro fecha com a actuação musical da Banda Dimensão Minhota, pelas 21h00.
O encerramento acontece na segunda-feira, às 14h00.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)