A apresentação de dois novos livros sobre o concelho de Terras de Bouro marcou as comemorações dos 502 anos da outorga da Carta de Foral às “Terras de Boyro” pelo Rei D. Manuel I, que se assinalou esta quinta-feira. Para o presidente da Câmara terrabourense, Joaquim Cracel, são “duas obras singulares” que contribuem “decisivamente para o engrandecimento do concelho”.
“Assumimos esta missão de engrandecer o nosso município como um dever e como uma honra. E consideramos que o Dia do Município, dia das nossas raízes, é a melhor ocasião para o reforço e para a divulgação do nosso património histórico e cultural”, referiu, no discurso de abertura das comemorações.
Ao publicar os livros ‘Crónicas da Minha Aldeia e do Meu Mundo’ – do terrabourense António Carvalho da Silva – e ‘Grandes Hotéis das Caldas do Gerês’ – do investigador Vincent Craveiro Martins, Cracel entende que a autarquia está a “enriquecer” a cultura, a memória colectiva, a história, o património arquitectónico e a “aprofundar o conhecimento” sobre o concelho.
“A qualidade destas obras justificam o nosso empenho e entusiasmo e os autores justificam a nossa admiração e o nosso aplauso. Este momento é, sem dúvida, mais um marco na história das comemorações do Dia do Município”, frisou o presidente da Câmara.
A sessão comemorativa, que decorreu no Museu do Campo do Gerês, foi ainda preenchida por alguns momentos musicais.
Ricardo Reis Costa (TP 2298)