O executivo municipal de Terras de Bouro analisou, esta quinta-feira , em reunião, os quatro projectos dos planos de acção para regeneração urbana no concelho e que irão abranger as Freguesias de Moimenta, Rio Caldo, a Vila do Gerês e o Bairro da Caniçada em Valdosende.
Os projectos foram analisados mas só serão aprovados na próxima reunião e terão depois que ser submetidos à Assembleia Municipal, o que deverá acontecer ainda este mês. Estes planos delimitam áreas nas quatro Freguesias onde será possível “fazer reabilitação de edifícios e não construção de novos”, como frisou o Presidente da Câmara.
Joaquim Cracel esclareceu ainda que “com estas áreas de regeneração urbana definidas é possível, também, aceder a fundos comunitários através de candidaturas, porque, caso contrário não será possível”.
Os vereadores da Coligação Juntos Por Terras de Bouro apresentaram algumas sugestões e preocupações, nomeadamente, no plano do Bairro da Caniçada onde a área integrava parte das instalações da EDP: “não me parece correcto que a EDP esteja incluída nesta área que dá algumas vantagens a quem faz a reabilitação das suas casas. A EDP não precisa”, referiu António Afonso. O Presidente da Câmara vai agora reunir com os técnicos competentes para perceber que tipo de alterações podem ser feitas e na próxima reunião serão discutidos e aprovados os quatro planos de acção.
Os edifícios a reabilitar que estejam dentro destas áreas têm benefícios ao nível do IMI, do IVA e do IRS e a própria autarquia ao construir infra-estruturas como rede de água e saneamento ou arruamentos, fica com algumas regalias fiscais.
P.A.P. (CP 9420)