O procurador federal belga confirmou esta sexta-feira que foram feitas várias detenções, relacionadas com os atentados de Bruxelas a 22 de Março, sem avançar mais pormenores.
Segundo a TSF, a televisão flamenga VRT, sem identificar qualquer fonte, avançou que um dos detidos é o já famoso ‘homem do chapéu’, filmado no aeroporto de Bruxelas, na companhia dos dois bombistas suicidas.
Mohamed Abrini, de 31 anos, também ligado aos atentados de Paris, terá sido preso em Anderlecht, um bairro de Bruxelas.
O ‘homem do chapéu, acompanhava os dois bombistas suicidas no aeroporto de Zaventem, e escapou às autoridades no dia dos atentados. Terá sido ele a tratar da logística dos atentados.
Mohamed Abrini era procurado desde os ataques de Paris, em Novembro. Terá entrado na capital francesa, com Salah Abdeslam, o cabecilha dos ataques.
Dois dias antes dos atentados, ambos foram filmados por câmaras de vigilância numa estação de serviço de uma autoestrada, num Renault Clio. O automóvel que foi utilizado no ataque contra o Stade de France.
Um segundo suspeito, Osama K. terá sido também detido esta sexta-feira, segundo a televisão VRT, mas o procurador federal belga ainda não revelou a identidade dos suspeitos.
FG (CP 1200) com TSF