Não há indícios que coloquem Portugal no mapa dos terroristas, mas a Polícia de Segurança Pública (PSP) diz que o trabalho de visibilidade preventiva impõe-se nesta época do ano.
Hugo Palma, porta-voz da Direcção Nacional da PSP, em declarações à TSF, garante que durante o Natal e o Ano Novo – uma época de especial concentração de pessoas em espaços abertos e fechados -, das equipas do corpo de intervenção até ao patrulheiro do bairro todos sabem qual a missão a desempenhar para garantir a segurança dos cidadãos.
A ideia é prevenir para reforçar a imagem de um país que, este ano, foi considerado o terceiro país mais seguro do mundo.Nesta altura, assegura Hugo Palma, estão em marcha medidas de reforço do policiamento, em zonas de grandes ajuntamentos de pessoas, em toda a Europa.
Nas cidades que nos últimos anos sofreram o drama dos atentados terroristas, são já presentes as medidas de segurança, todo o ano, mas mais ainda nesta época do ano.
São os casos de Paris, Londres e Berlim, mas também muitas outras grandes cidades.
Em Espanha, o Ministério do Interior está, inclusive, a fazer circular nas redes sociais um vídeo com conselhos para a população sobre o que se deve fazer, em caso de atentado terrorista.
FG (CP 1200)