‘Antes que Matem os Elefantes’ é o espetáculo da Companhia Olga Roriz que o Theatro Circo escolheu para apresentar na noite em que completa 102 anos, no próximo dia 21, e que dá o enquadramento para a ação solidária que marca as celebrações deste aniversário.
A administração do Theatro adiantou que, “neste contexto, 50% da receita do espetáculo reverte a favor da Unicef, mais concretamente do programa desenvolvido em prol das crianças da Síria.
O aniversário Solidário do Theatro Circo “materializa-se ainda numa campanha de recolha de bens de primeira necessidade para as famílias refugiadas da guerra da Síria residentes em Braga”.
Constituindo um alerta para uma reflexão coletiva sobre o conflito na Síria e para o drama dos refugiados, ‘Antes que Matem os Elefantes’, de Olga Roriz, traz para palco um cenário de guerra no qual sete bailarinos encarnam o sofrimento que aquele conflito representa na vida de todo um país.
A abrir o espetáculo, os depoimentos de crianças, na sua maior parte, residentes em Alepo (Síria) foram a opção da coreógrafa para posicionar este trabalho.
“As crianças que aparecem no vídeo introdutório passam fome, algumas ficaram órfãs, perderam irmãos, familiares, estão perturbadas, e as vozes e as palavras constituem um alerta para o público”, explica Olga Roriz.
Quanto ao cenário escolhido, Olga Roriz diz que o apartamento destruído que recria em palco “poderia ser simbolicamente o conflito interno das pessoas, ou uma guerra em qualquer lugar, mas é sobre a Síria onde o conflito continua a provocar fome, violência, morte e a lançar o país no caos”.
Luís Moreira (8078)