O Comando Territorial de Braga deteve, nas últimas horas, na localidade de Tabuaças – Vieira do Minho, dois homens, com 18 e 31 anos, e um menor de 14 anos, pela prática de quatro crimes de roubo, com recurso à violência física.
Após o alerta de ter ocorrido um roubo na via pública, em Vieira do Minho, a GNR efectuou uma operação policial para localizar e deter os suspeitos. A viatura em fuga acabou por ser detectada na EN103, no sentido Montalegre – Póvoa de Lanhoso, iniciando-se a perseguição aos indivíduos, os quais foram interceptados e detidos numa barragem de estrada, na localidade de Tabuaças.
No âmbito das diligências realizadas, aquela força apurou que o grupo está indiciado de ter praticado, no mesmo dia, quatro roubos: um em Chaves, outro em Montalegre e dois em Vieira do Minho. O modus operandi dos indivíduos consistia em abordar as vítimas vulneráveis, todas mulheres idosas, e, com recurso à violência física, manietavam e arrancavam o ouro que tivessem visível, nomeadamente, alianças, brincos e pendentes de fios.
As vítimas ficaram com escoriações na face, pescoço e mãos, tendo recebido tratamento hospitalar.
Em resultado das detenções foi recuperado o ouro roubado, assim como, foi apreendida a viatura utilizada na prática dos crimes, a qual tinha sido furtada em Guimarães.
Os dois indivíduos, maiores de idade, estão detidos nas instalações da GNR, até serem presentes, esta sexta-feira, no Tribunal Judicial de Guimarães, enquanto o menor vai ficar à guarda de uma instituição, até ser presente amanhã, pela GNR, no Tribunal de Família e Menores em Vila Nova de Famalicão.
Carlos Machado Silva (CP 3022)