Entre os próximos dias 15 e 17, Prado entra em modo festivo para assinalar o 27.º da sua relevação a vila. O Largo de São Sebastião volta a ser palco privilegiado para o encontro de amigos e conversas noite dentro, fomentando o convívio e estreitando os laços entre a comunidade.
As Festas da Vila de Prado 2018 abrem na sexta-feira com a transmissão do jogo do Campeonato do Mundo de Futebol Portugal-Espanha, a partir das 19 horas, num ecrã gigante, instalado junto ao palco.
Nesse primeiro dia, pelas 21h30, sobe ao palco a Orquestra Ligeira da Escola de Música de Prado, um grupo recém-criado, maioritariamente composto por professores da instituição, que fará a sua primeira actuação nestas Festas da Vila.
Após a meia-noite, há um ‘after-party’ com o DJ Tito Lopes.
No sábado, mantém-se o Torneio de Futebol 7, organizado pelo GD Prado, que vai já para a sua 10.ª edição.
A tarde é preenchida com animação para os mais novos, com insufláveis, palhaços, pinturas faciais, balões e pipocas.
Pelas 21 horas, começa o desfile dos grupos que participam no Festival de Folclore, organizado pela Casa do Povo da Vila de Prado, que integra, além dos dois grupos locais (Rancho Folclórico da Casa do Povo da Vila de Prado e Associação Etnográfica e Cultural Rancho da Vila de Prado), o Rancho Folclórico de Valdosende – Terras de Bouro, o Rancho Folclórico de Salvador do Monte – Amarante e o Rancho Típico da Serra da Lousã.
A tarde de domingo é a animada, a partir das 16 horas, pela actuação do grupo Sérgio Mirra.
Pelas 21 horas, sobe ao palco a fadista pradense Teresa Baixo, num momento que antecede a actuação da banda ‘4 Mens’ (21h30).
Uma sessão de fogo-de-artifício, já para lá da meia-noite, marca o encerramento das Festas da Vila de Prado deste ano.